Turismo de Observação de Aves

Um aspecto importante do Projeto Asas da Mata Atlântica é a implementação do Programa de Turismo de Observação de Aves da Reserva Mata do Passarinho. Este programa tem por objetivo a divulgação da Reserva Mata do Passarinho como referência na região no que se refere a esta modalidade turística, além de trazer benéficos econômicos para a região e seus moradores, criando alternativas de renda.

Na Mata do Passarinho foram identificadas, até o momento, 319 espécies de aves de rara beleza, sendo que 46 delas estão ameaçadas de extinção, ou seja, têm na Reserva um dos últimos locais onde vivem. Turistas do mundo inteiro, especialmente, os europeus investem seu tempo nessa atividade. Segundo estudos, existem 1832 espécies de aves no Brasil, o que faz do nosso país o segundo mais rico em aves do planeta, ficando atrás apenas da Colômbia, que possui cerca de 1850 espécies. As 1832 espécies que ocorrem no Brasil formam, sem dúvida, um número extraordinário, correspondente à quase 20% do total mundial. Essa riqueza de aves tem atraído um expressivo público interessado em sua observação.

O Projeto Asas da Mata Atlântica viabilizou a melhoria da infraestrutura da Mata do Passarinho, que favorecerá diretamente o Turismo de Observação de Aves na Reserva: a estrada de acesso foi reformada, alojamentos foram construídos no interior da Reserva, o Centro de Visitantes foi implementado e o Guia de Aves da Reserva Mata do Passarinho foi finalizado. A atividade possui um grande potencial de geração de renda para as comunidades locais, uma vez que demanda mão de obra capacitada e melhoria no setor de serviços, ao mesmo tempo em que promove a conscientização ambiental local sobre o uso sustentado dos recursos naturais. O Turismo de Observação de Aves representa ainda uma atividade relevante para a divulgação da necessidade de preservação dessa área ímpar de Mata Atlântica, com potencial de contribuir também para a sustentabilidade financeira da Reserva.