Infraestrutura

Por meio do Projeto Asas da Mata Atlântica, a Mata do Passarinho obteve vários avanços em termos de infraestrutura, possibilitando o acesso e o desenvolvimento de atividades não experimentadas anteriormente na Reserva e o fortalecimento da mesma, além da aproximação com a comunidade do entorno. Com a implantação da infraestrutura física, não apenas a Reserva se fortaleceu, mas também os vizinhos da Mata do Passarinho foram beneficiados. A firmação de parcerias também foi fundamental para a realização das atividades.

Para melhorar o acesso à Reserva, foram reformadas as estradas de acesso nos municípios de Bandeira (MG) e Macarani. Foram realizados serviços limpeza, terraplanagem, construção de bueiros, mata-burros e sistema drenagem. A Prefeitura de Bandeira foi parceira importante, disponibilizando máquinas para auxiliarem na obra. Por meio da participação da comunidade rural que utiliza este mesmo acesso, foram implementadas cercas para contenção de gado ao longo da estrada, o que permitiu a retirada de 11 porteiras no caminho de entrada da Reserva, otimizando assim o fluxo de passagem. É importante ressaltar que a relevância dessa atividade de melhoria das condições das estradas transcende o esperado de facilitar o acesso à Reserva, levando desenvolvimento para a comunidade do entorno da mesma, que tem esta estrada como parte do seu percurso diário. Ainda, a melhoria dos acessos à Mata do Passarinho viabilizou o acesso dos ônibus escolares para a realização das visitas de alunos e professores à Reserva.

A instalação da energia fotovoltaica foi fundamental para a implementação da Reserva e trouxe melhorias imediatas em relação à segurança, logística de trabalho, desenvolvimento de atividades de pesquisa, educação e turismo.

A reforma da 2ª casa do guarda-parque representa uma medida de proteção importante para a porção sul da Reserva Mata do Passarinho, onde se concentra a população do entufado-baiano (Merulaxis stresemanni), espécie de ave bandeira da conservação regional, sendo, portanto, um local frequentemente procurado por pesquisadores e observadores de aves (birdwatchers) que visitam a Reserva. A disponibilização de uma sede facilitará, portanto, a realização de patrulhamentos e demais atividades de manejo, visto que há uma preocupação em proteger este ambiente, controlando a presença de visitantes e dos riscos de ameaças de incêndios florestais, caçadores e outros.