Pteroglossus bailloni
Educação Ambiental

O Projeto Asas da Mata Atlântica teve como um de seus componentes principais o Programa de Educação Ambiental (PEA), voltado para a comunidade do entorno da Reserva. Por meio do PEA, o Projeto sensibilizou mais de 2000 pessoas, que tiveram a oportunidade de descobrir as riquezas naturais da região e seu valor, a dinâmica de uso e ocupação do solo dentro do contexto socioeconômico regional, bem como seus significados e efeitos em curto e médio prazo. As comunidades foram convidadas a repensar modelos, ações e comportamentos que podem elevar a qualidade ecológica da paisagem e contribuir com o bem-estar das pessoas na região.

Para isso, o Projeto investiu na produção de materiais didáticos aplicados à realidade local, na capacitação de professores, na realização de atividades dentro e fora da sala de aula e proporcionou experiências pessoais na Reserva Mata do Passarinho.

Dentre os materiais produzidos, O vídeo “Olha o Passarinho! Trilhas e Asas da Mata Atlântica” trata da preservação da Mata do Passarinho e do bioma Mata Atlântica, além da importância de preservar o meio ambiente, evidenciando o papel das pessoas na conservação dos recursos naturais. Como apoio às atividades de Educação Ambiental em sala de aula, o Mapa Temático foi produzido tendo como base as potencialidades e fragilidades da região de abrangência do Projeto. O material é também fonte de consulta e formação para professores e gestores públicos. Além de um mapa estilizado e lúdico, onde podem ser identificados elementos socioeconômicos da região, o Mapa contém textos técnicos que servem de apoio didático aos professores e subsídios aos gestores ambientais para a elaboração de políticas públicas. Para compor o conjunto pedagógico vídeo/mapa temático, uma palestra sobre os temas ambientais tratados no Projeto Asas da Mata Atlântica foi produzida para servir de suporte adicional aos professores nas atividades em sala de aula. A fim de direcionar o uso dos materiais didáticos produzidos e as atividades que podem ser desenvolvidas pelos professores sobre a conservação da Mata do Passarinho no contexto escolar, foi produzido o Caderno do Professor. O Caderno apresenta informações sobre o Projeto, a Reserva Mata do Passarinho, o entufado-baiano, o Programa de Educação Ambiental, os materiais didáticos e atividades extraclasse, de forma contextualizada com a realidade local.

Os materiais produzidos foram utilizados na sensibilização de mais de 1.800 alunos da região, e as atividades de Educação Ambiental culminaram na visita à Mata do Passarinho por torno de 400 pessoas das comunidades escolares vizinhas da Reserva. Os alunos e professores puderam ver, tocar e sentir a natureza - de forma especial nessa preservada área de Mata Atlântica, passando a ter uma outra percepção sobre as riquezas naturais da região em que vivem. Os materiais pedagógicos, por apresentarem informações relevantes para a região e adequadas à realidade local poderão ser utilizados pelas escolas mesmo com a finalização das atividades do Projeto Asas.