Pteroglossus bailloni
O Projeto Asas da Mata Atlântica

O Projeto Asas da Mata Atlântica, desenvolvido entre os anos de 2013 e 2015, é um marco na história da Mata do Passarinho, desde a criação da Reserva, em 2007. O objetivo geral do Projeto foi assegurar a preservação dos remanescentes florestais de Mata Atlântica na Reserva Mata do Passarinho, de propriedade da Fundação Biodiversitas. Com o patrocínio da Petrobras – por meio do Programa Petrobras Ambiental – e em parceria com as prefeituras de Bandeira (MG), Jordânia (MG) e Macarani (BA) e da ONG americana American Bird Conservancy, a Biodiversitas implementou uma série de ações serão de fundamental importância para a conservação da biodiversidade e para incentivar o desenvolvimento econômico sustentável na região, que abriga mais de 50 espécies ameaçadas de extinção – entre elas o entufado-baiano, ave presente da Mata do Passarinho e que, por pouco, teria sido considerado extinta na natureza.

Grandes avanços foram obtidos, em termos de restauração, infraestrutura, ecoturismo e envolvimento com as comunidades do entorno. A reconstituição de áreas degradas da Reserva foi uma iniciativa inédita na região, assim como capacitação da população local em técnicas de reflorestamento. Essas ações, aliadas às atividades de sensibilização ambiental realizadas na região e outras medidas de proteção à Reserva, constituíram passos importantes para conservação dessa área e da biodiversidade local, além de viabilizar, futuramente, uma mudança de paradigmas na população do entorno, que passou a conhecer o valor da “mata em pé”, o que poderá garantir um ambiente equilibrado para as gerações futuras.

O Programa de Turismo de Observação de Aves foi fortalecido por meio da ampliação da infraestrutura: construção de alojamentos e implantação de um Centro de Visitantes para receber aqueles que veem de perto e das mais diversas partes do mundo para conhecer a riqueza e exuberância das aves da Mata do Passarinho. A Biodiversitas, assim, pretende explorar e compartilhar esse potencial de geração de renda com os vizinhos da Reserva.

Desta forma, o Projeto Asas, que almejava tornar a Reserva um centro de referência em conservação e educação ambiental no Vale do Jequitinhonha, alcançou com êxito seu propósito e gerou frutos que servirão de base para os próximos passos. Este foi o início de um trabalho que não deve nunca parar. Conservar o meio ambiente e seus recursos naturais é responsabilidade de todos.