A Reserva

Situada entre os municípios de Bandeira e Jordânia (MG) e Macarani (BA), a Mata do Passarinho tem aproximadamente 650 hectares. Um dos principais motivos da criação da Reserva foi a redescoberta de uma espécie de ave considerada quase extinta pela ciência: o entufado baiano, cujo nome científico é Merulaxis Stresemanni.

Com a Reserva Mata do Passarinho, a Biodiversitas promove a conservação de outras 37 espécies de aves ameaçadas de extinção, além do macaco-prego-de-peito-amarelo, primata que também está ameaçado.

A Mata do Passarinho foi criada em 2007 em parceria com a American Bird Conservancy (ABC) – instituição norte-americana que apoia projetos de conservação de aves ameaçadas nas Américas. A Reserva está inserida em um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica em bom estado de conservação da região do vale do Jequitinhonha, o que proporciona a proteção de parte deste importante bioma. Assim, uma infinidade de espécies de plantas, além de outros animais, está protegida na Reserva Mata do Passarinho.

Serviços ambientais

A importância da criação da Reserva Mata do Passarinho ultrapassa a proteção de animais e plantas. A Reserva ajuda a preservar os serviços ambientais que a região oferece. Alguns exemplos destes serviços incluem a proteção contra desastres naturais, o controle da erosão do solo, a polinização das flores pelas abelhas, a fertilização do solo pelas fezes de animais, a decomposição de animais e plantas por microrganismos. As florestas fornecem madeira, alimentos, substâncias medicinais e fibras, purificam a água e regulam o clima e os sistemas fluviais existentes (rios, córregos, nascentes) disponibilizam água doce, energia e recreio.